Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Encontro de juventude em Campos Novos

É isso aí companheiros e companheiras, estamos incansavelmente nos dedicando a divulgação deste blog, bem como da nossa juventude, e as atividades que esta realiza nos grupos, no coletivo, brigada, e no estado em geral.
Durante os dias 26 e 27 de março de 2011, aconteceu no assentamento 30 de outubro, localizado no município de Campos Novos o encontro regional da juventude da brigada Sepé tiaraju.
Muitos foram nossos esforços, para que pudéssemos nos fazer presentes no mesmo. No entanto, as dificuldades como sempre se fizeram presentes, causando vários contratempos.  Nossa principal dificuldade foi a de locomoção.  Onde não conseguíamos carro, menos ainda motorista. Um fato que merece ser ressaltado, é que dois jovens poderiam ter conduzido o carro, pois tinham habilitação, mas mesmo assim ficamos numa choradeira danada atrás de um motorista, companheiros será que os jovens não são capazes ou isso é um conceito equivocado e preconceituoso? Mas deixando isso de lado, nosso problema ainda continuava.
Apenas um dia antes do encontro, nos foi possível encontrar um motorista, cujo qual nossa comunicação foi falha, sendo que os horários de saída não foram os combinados.
Como parte dos jovens que conhecemos, levantar cedo, praticamente de madrugada “5:00” da manhã não foi uma missão fácil, alguns saíram sem o santo café, esperaram mais de hora o transporte chegar, mas ansiosos  para a chegada ao local do encontro.
Enfim, a viajem foi cansativa, o sono, a fome, e a preocupação nos acompanharam, pois alguns de nossos companheiros resolveram ir de moto, sendo que a viajem é de fato longa, e o transito perigoso.
Mas chega de viajem! O foco é o encontro.
Bem, chegamos tarde, como sempre atrasados, não por querer, mas devido a distância.
O encontro tinha por finalidade organizar a juventude, dar aquele empurrãozinho básico para que possamos pensar na base, nos grupos, e assim pautar a juventude nas brigadas, no estado e dentro de nosso movimento a nível nacional.
Na tarde do dia 26, nos “dividimos” em grupos um que faria a oficina de teatro com o Révero, e outro a de comunicação com o companheiro Fabio.
À noite... tchan tchan tchan tchan...noite cultural, onde realizamos uma roda de viola, foram cantadas aquelas musicas antigas, mas também algumas mais modernas, pois entendemos que a nossa juventude acompanha essas mudanças (moda, musica...) o que em termos se torna um fator positivo,mas ao mesmo tempo negativo.
Um ótimo tema para debatermos nesse espaço; será que o fato de nós jovens acompanharmos as tendências, ou a evolução midiática, a globalização, os meios de comunicação, nos favorece, ou empobrece?
Até o próximo post!                 
Por: Lidiane da coordenção da juventude.


quarta-feira, 23 de março de 2011

Relatório da Reunião da Coordenação da Juventude



No dia 12 de março de 2010, reúne se no assentamento Lageado Grande, comunidade são Mateus, a coordenação regional da juventude,  da brigada Justino Draszewski.
 A coordenação da juventude é formada pelos coordenadores dos grupos de jovens existentes na região, esse coletivo tem como função trazer a vontade coletiva da juventude regional, e a partir disso dar rumo ao processo organizativo da juventude.         
Essa reunião teve o objetivo de potencializar e contribuir para a organização da juventude do MST na brigada, nesta reunião refletiu se sobre diversos assuntos relacionados principalmente à organização da juventude, e seu protagonismo no MST.
 Encaminhamentos da reunião:
A participação da juventude nas atividades do MST.
Refletiu se da necessidade da maior participação da juventude nas atividades do MST,por entendermos que um dos espaços fundamentais para a formação é a luta, só ela nos revela o verdadeiro inimigo, e nos mostra quanto somos importantes para o processo revolucionário.
A comunicação e articulação entre os grupos de jovens.
Por termos a compreensão da importância da comunicação, se definiu pela utilização de mais ferramentas para essa função, uma destas “mais ferramentas” é este blog, que deve servir de ferramenta de comunicação e troca de experiências entre os grupos de jovens da regional. Também avaliamos que é importante utilizarmos as já existentes ,como o jornal Grito da Terra, a serviço da juventude.
A organização da juventude.
Para contribuir com a organização e a organicidade de juventude, se definiu pela implementação de três atividades:  oficinas de atividades culturais; o cinema itinerante, que como proposta, será realizado como atividade experimental; e então o encontro regional de juventude do MST
   Propostas para a realização do encontro regional
          Propostas de temas:
História da Luta pela terra na região
Saída dos jovens dos assentamentos
O Ajit-Prop como uma das principais tarefas da juventude
Indústria cultural musical.
O papel da juventude no contexto histórico, quem ela foi e quem é?

Locais: entre Campo Erê e Tres passos.
Data: 22 a 24 de julho.
               Proposta de método organizativo do encontro:
Primeiro dia na noite abertura com apresentação dos grupos e mística.
Segundo dia na manhã animação e falas bem dinâmicas, então à tarde oficinas como grafite, áudio visual, teatro, percução e outras a pensar. Na noite apresentações culturais e a “noite cultural” propriamente dita.
No ultimo dia na manhã animação e falas e então à tarde uma ação junto à sociedade.


Todas as definições relativas ao encontro regional de jovens estão em caráter de proposta, as definições definitivas vão ser tomadas na próxima reunião da coordenação da juventude,dia 14 e 15 de maio, data que os coordenadores dos grupos de jovens vão trazer a vontade coletiva da juventude regional. Então façam acontecer a democracia popular, discutam, debatam levantem mais idéias, pois são elas as idéias, as melhores e coletivas que nos movem, e como disse José Martí “trincheiras de idéias valem mais que trincheiras de pedras”.
                                                                                                      Atenciosamente Coordenação.







quarta-feira, 16 de março de 2011

Temos de assimir o comando!


Quase todos os movimentos políticos anticapitalistas na história, foram e ainda são protagonizados pela juventude. Falta refletirmos se o nosso movimento o MST, tem a juventude como agente político ativo da organização, será que tem? E se não tem, por que? Espere, antes de respondermos esses perguntas precisamos lembrarmos de não sermos exatistas, as coisas são muito complexas para nos acharmos um culpado universal, precisamos ser dialéticos e prudentes.
Hoje o sistema capitalista esta muito mais poderoso, e o que é pior, mais atraente, sendo assim consegue facilmente tornar a juventude refém de suas garras. A juventude, principalmente a brasileira, que não foi afetada pela crise está entrelaçada “afamilhada” com a burguesia, não sente mais tanto ódio, pois tem agora a possibilidade de utilizar os “lixos de mercado” ou digo celulares, roupas e outras coisas muito parecidas com as da “burguesia televisivel”, que eles vêem todos os dias. Talvez esse seja um dos aspectos pelo qual a juventude tem pouca participação no MST, pois nossos assentamentos não conseguem se isolar, e são afetados também. Mas também por nosso movimento já não ser um movimento mais tão jovem, existia uma juventude mais protagonista, mais isso em 85, no começo do movimento, mas hoje a realidade é outra. O movimento não é um movimento de juventude, nem ao menos para a juventude, o MST sendo um dos mais importantes movimentos políticos mundiais precisa vencer esse desafio, e tornar a juventude protagonista, desafio esse que não é da coordenação nacional, ou alguma coisa do gênero, esse desafio é para a própria juventude dos assentamentos, pois apesar deste contexto, nós somos o MST e esse desafio é para nós. Precisamos “ocupar” o MST, participar massivamente, tornar esse movimento jovem de novo.
Nessa perspectiva da necessidade da participação da juventude, e de qual caráter deve se dar essa participação conversávamos na reunião da coordenação da juventude, refletimos que  nossa juventude precisa ser parte importante e atuante no movimento. Para isso precisamos fazer com que a juventude reconheça o verdadeiro inimigo, então avaliamos sobre a necessidade de por a nossa juventude da base num enfrentamento mais direto, nas marchas, mobilizações ocupações, estas coisas barulhentas e tão místicas que contribuem para a consciência de classe, e para a percepção do verdadeiro inimigo, o capitalismo e seus poderosos maquinários.Também refletimos sobre a importância de atividades só nossas, da juventude, como o encontro regional que já à algum tempo se realiza na nossa  Brigada, a Justino Draszewski. A foto à baixo é do último encontro regional, onde se reunirão cerca de 80 jovens de diferentes assentamentos da região. Esse encontro já aconteceu aqui cinco vezes, e sempre foi muito místico e formativo e acho que é consenso à todos, que sempre contribuiu para a organicidade da juventude.O ano passado, esse encontro não aconteceu, e resultou num grande vazio e numa crise “política organizativa” na juventude. Tendo em vista todo esse contexto se avaliou e refletiu sobre a importância da realização desse encontro, então esse ano preparem se pois vai acontecer.
digo em termos gerais, os jovens são os mais capazes de realizar coisas impossíveis, as tarefas de vencer, de derrotar  o modelo oferecido como unica  verdade, o capitalismo com seus  poderosos  maquinários” Monica Baltonado, Nicaragua. Eu, acredito realmente nessa afirmação, espero que não estar errado, por isso como disse Bertold Brecht, “você tem que assumir o comando!”, para que nós possa rejuvenescer nosso movimento, fortalecer nossas atividades e em fim realizar o grande sonho impossível de fazer a revolução socialista, nós juventude do MST temos de assumir o comando!                 
                      Abimael,integrante da coordenação
                      regional de juventude do MST                   


TOXIC: AMAZÔNIA

Está sendo lançado no Brasil o documentário TOXIC: Amazônia. O filme trata do brutal assassinato do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Castanha, e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva em maio deste ano no Pará No mesmo dia em que deputados federais aprovaram em Brasília o Código Florestal, uma lei que coloca em risco as florestas e legaliza desmates, Zé Castanha e Maria do Espírito Santo foram executados perto do assentamento em que viviam no estado do Pará. O documentário foi realizado pela reportagem da revista Vice, que foi até Marabá (PA), cidade natal de Zé Cláudio, para investigar o caso. fonte: Levante Popular da Juventude.