Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Olá companheiros/as neste mês de julho realizamos o primeiro encontro articulado entre os jovens da classe trabalhadora do campo e cidade.
Reuniram-se aproximadamente 160 jovens, sendo estes militantes do MST, PJR e PJMP em São Miguel do Oeste – SC, com o intuito de fortalecer os laços entre a juventude da classe trabalhadora, visto que o campo, nem a cidade farão a revolução sozinhos, se faz necessário a construção coletiva de uma consciência de classe, uma articulação maior pra que alcancemos a tão sonhada revolução.
Neste momento foram realizadas oficinas (fotografia, comunicação, capoeira, música, teatro), que deram continuidade as atividades da manhã que se referem à ocupação das terras no Estado de Santa Catarina, em especial a Guerra do Contestado, da qual todos somos herdeiros.
Poderíamos falar tanto mais sobre este momento, mas revirando nossas mentes, cadernos e livros encontramos algo que contempla nossas falas;

SOMOS ESTE MOVIMENTO
Quando a gente descobre que tem um caminho
Já não quer ficar sozinho nem o sofrimento
E ao redor de uma bandeira o cheiro de fumaça
Balançando com a massa se faz movimento

E ninguém foge da luta
Mostrando o que gente é
Enfrentando a força bruta
Remando contra a maré.
Somos como o mar revolto
Que arrasta o pescador
Somos este movimento
 Por fora e por dentro
Vermelho na cor
Que se faz com a bravura
A força e a ternura
Do trabalhador.

Todo dia é aniversario nesta caminhada
Porque em cada pegada se faz o destino
Os anos parecem curtos mantendo a memória
Traçamos cada vitória ao som do nosso hino.

Olhando para o futuro e sempre caminhando
Cada um vai encontrando a razão de ser
Homem, mulher e menino lutando e cantando
Assim se faz a história aprendendo a fazer.

A. Bogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOXIC: AMAZÔNIA

Está sendo lançado no Brasil o documentário TOXIC: Amazônia. O filme trata do brutal assassinato do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Castanha, e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva em maio deste ano no Pará No mesmo dia em que deputados federais aprovaram em Brasília o Código Florestal, uma lei que coloca em risco as florestas e legaliza desmates, Zé Castanha e Maria do Espírito Santo foram executados perto do assentamento em que viviam no estado do Pará. O documentário foi realizado pela reportagem da revista Vice, que foi até Marabá (PA), cidade natal de Zé Cláudio, para investigar o caso. fonte: Levante Popular da Juventude.