Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Juventude do MST
Presente!
Presente!
                                         Presente!       
É isso aí companheiros/as, nessa nossa luta permanente a juventude do Coletivo de Jovens José Martí, fez-se presente nas manifestações desses dias 22 e 23 de agosto de 2011 em Chapecó–SC e Brasília-DF.
De pé, com nossa bandeiras e pulsos erguidos, cantamos, gritamos, reivindicando nossos direitos, enquanto Militantes do MST, Camponeses, lutadores, enquanto classe trabalhadora que somos.
Unidos, MST, MAB, MMC, PJR, PJMP, MPA... Ocupamos o prédio do INCRA de Chapecó na tentativa de negociarmos algumas questões pendentes. Assim também, fomos à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), ao INSS e ao Banco do Brasil.
Seguem algumas fotos da manifestação em Chapecó-SC
 




juventude do MST em Santa Catarina: Jornada de luta da via campesina chega ao final co...

juventude do MST em Santa Catarina: Jornada de luta da via campesina chega ao final co...: Por Fábio Reis Na semana do dia 22 à 26 de agosto cerca de 4.000 trabalhadores rurais de diversas movimentos sociais, organizados ...

juventude do MST em Santa Catarina: Encontro Juventude Campo e Cidade em São Miguel

juventude do MST em Santa Catarina: Encontro Juventude Campo e Cidade em São Miguel: Assista ao audiovisual sobre o encontro da Juventude do Campo e Cidade realizado de 29 a 31 de Julho em São Miguel do Oeste e que reuniu cer...

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Encontro da articulação Campo e Cidade de Juventude


                                            Vídeo.
Todos sabem ou deveriam saber que pra construirmos o projeto popular para o Brasil é necessária a aliança camponesa e operaria tanto citada em nossos “livros vermelhos”, tendo em vista a construção deste projeto um projeto para todos e esse “todos” inclui a juventude, as juventudes do MST, PJR e PJMP tentam construir essa aliança, aqui no estremo oeste de Santa Catarina.
O encontro realizado aqui nos dias 29, 30 e 31 julho vem pra dar visibilidade e trazer, agora de forma mais palpável este processo organizativo que tanto se almeja construir.
Também deste processo organizativo nasce o vídeo do encontro, 1° vídeo de produção coletiva realizado aqui no estremo oeste. Foi um processo novo e por isso muito complexo e difícil. A coordenação da juventude do MST com algumas contribuições da PJR e PJMP, debruçamos-nos, durante um dia, na revolucionária tarefa de produzir este vídeo.
Buscamos através dele, mostrar um pouco como foi o encontro e também o que ele significou. Alguns teipes não foram incluídos como, por exemplo, a noite cultural, por falta de tempo, tanto para produção como para o tempo de vídeo, pois é um vídeo pra internet, e não pode ser muito longo.
Então é isso, só resta assistir o vídeo, vamos lá!!!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Olá companheiros/as neste mês de julho realizamos o primeiro encontro articulado entre os jovens da classe trabalhadora do campo e cidade.
Reuniram-se aproximadamente 160 jovens, sendo estes militantes do MST, PJR e PJMP em São Miguel do Oeste – SC, com o intuito de fortalecer os laços entre a juventude da classe trabalhadora, visto que o campo, nem a cidade farão a revolução sozinhos, se faz necessário a construção coletiva de uma consciência de classe, uma articulação maior pra que alcancemos a tão sonhada revolução.
Neste momento foram realizadas oficinas (fotografia, comunicação, capoeira, música, teatro), que deram continuidade as atividades da manhã que se referem à ocupação das terras no Estado de Santa Catarina, em especial a Guerra do Contestado, da qual todos somos herdeiros.
Poderíamos falar tanto mais sobre este momento, mas revirando nossas mentes, cadernos e livros encontramos algo que contempla nossas falas;

SOMOS ESTE MOVIMENTO
Quando a gente descobre que tem um caminho
Já não quer ficar sozinho nem o sofrimento
E ao redor de uma bandeira o cheiro de fumaça
Balançando com a massa se faz movimento

E ninguém foge da luta
Mostrando o que gente é
Enfrentando a força bruta
Remando contra a maré.
Somos como o mar revolto
Que arrasta o pescador
Somos este movimento
 Por fora e por dentro
Vermelho na cor
Que se faz com a bravura
A força e a ternura
Do trabalhador.

Todo dia é aniversario nesta caminhada
Porque em cada pegada se faz o destino
Os anos parecem curtos mantendo a memória
Traçamos cada vitória ao som do nosso hino.

Olhando para o futuro e sempre caminhando
Cada um vai encontrando a razão de ser
Homem, mulher e menino lutando e cantando
Assim se faz a história aprendendo a fazer.

A. Bogo

TOXIC: AMAZÔNIA

Está sendo lançado no Brasil o documentário TOXIC: Amazônia. O filme trata do brutal assassinato do casal de ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva, conhecido como Zé Castanha, e sua esposa Maria do Espírito Santo da Silva em maio deste ano no Pará No mesmo dia em que deputados federais aprovaram em Brasília o Código Florestal, uma lei que coloca em risco as florestas e legaliza desmates, Zé Castanha e Maria do Espírito Santo foram executados perto do assentamento em que viviam no estado do Pará. O documentário foi realizado pela reportagem da revista Vice, que foi até Marabá (PA), cidade natal de Zé Cláudio, para investigar o caso. fonte: Levante Popular da Juventude.